O Aeroporto Municipal Osvaldo Marques Dias, de Alta Floresta, será um dos 13 do Estado de Mato Grosso a receber recursos do Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos Regionais - desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Programa é do governo federal, mas conforme já informou a administração municipal através do prefeito Asiel Bezerra e do secretário de indústria e comércio, Doglas Arisi, obras de melhorias serão executadas já tendo inclusive empresa certa para construção de novo saguão, alargamento da pista e ainda construir um grande terminal para carga e descarga.
Os estudos de viabilidade técnica já foram realizados. Todo o trabalho será realizado pelo governo federal via Banco do Brasil. “Uma empresa espanhola, que fará a execução da obra fez a vistoria. Serão investidos em torno de 30 milhões”, anunciou o prefeito Asiel informando que Alta Floresta em pouco tempo passará a ser escala das grandes companhias aéreas para os grandes centros brasileiros e outros países.
“Somos rota de grande parte dos vôos internacionais”, comentou o secretário de indústria e comércio, Doglas Arisi informando sobre os investimentos em novo terminal de passageiros, hangar, estacionamento de carros e toda a estrutura aeroportuária, principalmente no tocante à segurança. “Tem o Plano de Segurança que o governo do Estado está trabalhando e já em fase de conclusão. Logo que terminar estaremos aptos a receber outras companhias e isso não vai demorar muito tempo”, garante Doglas acreditando em prazo de um a dois meses no máximo.
O prefeito Asiel não falou sobre início da obra executada pela empresa espanhola, mas Doglas Arisi transmitiu uma novidade. “Eles –empresa- disseram que queriam começar os trabalhos em 30 a 40 dias. Será a maior obra do município”, antecipou Doglas ao revelar no entanto que todo o projeto para ficar pronto deve levar algum tempo para concluir. “Uns dois a três anos eu acredito”, presume.
Boings 747 e outros grandes aviões de cargas e de passageiros poderão pousar e decolar em Alta Floresta a partir dessas obras. Mas antes disso ou a partir da liberação do plano de vôo, aeronaves maiores já poderão operar no Aeroporto de Alta Floresta. “Tem empresa que liga aqui toda semana”, informou o secretário ao afirmar que o interesse é grande das companhias em colocar em seus planos de vôos o Aeroporto Osvaldo Marques.
Uma empresa distribuidora de combustível também já anunciou seu retorno para Alta Floresta. Nos bastidores no Aeroporto as informações asseguram que em pouco tempo o abastecimento de aviões será em grande escala e que dificilmente só a empresa que hoje tem no local consiga atender a demanda. “Com esse terminal de carga e descarga e sendo Alta Floresta uma cidade mapeada como rota internacional, o movimento com certeza vai multiplicar, desafogar os grandes centros. Isso consequentemente melhora a economia da região”, explicou.
Mas o Aeroporto de Alta Floresta para receber as maiores aeronaves, ainda receberá reparos. A pista hoje de 2.500 metros de comprimento por 30 de largura, será melhorada. “Continuará a ter 2.500 de extensão, mas com 45 metros de largura”, concluiu Doglas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário