Não foi fácil, mas os esforços do prefeito Asiel Bezerra, e toda a equipe que esteve envolvida, nestes últimos 15 dias, trabalhando para tentar resolver as questões do aeroporto de Alta Floresta valeram a pena.
Nesta quinta-feira, 31, mais um importante passo para a regularização do sistema contra incêndio do aeroporto de Alta Floresta foi dado, e a previsão é que no máximo até amanhã, sexta-feira, 1 de agosto, todas as irregularidades apontadas pela ANAC sejam resolvidas. A empresa Lavrita, que no início deste ano entregou o caminhão de combate a incêndio com um dos canhões danificado efetuou a troca do equipamento.
De acordo com o secretário de Administração, Doglas Arisi, desde que a Agência Nacional de Aviação Civil executou a interdição de pousos e decolagens de voos comerciais no aeroporto de Alta Floresta, a prefeitura tem trabalhado incansavelmente para solucionar os problemas, tanto envolvendo a questão do caminhão bombeiro, quanto os demais planos de segurança exigidos pela ANAC.
“Foram 15 dias de dedicação a este assunto, além da questão do caminhão que veio com o canhão quebrado e está sendo trocado agora, tivemos que comprar vários outros equipamentos para atender todas as exigências da ANAC, agora vamos encaminhar os relatórios, informando tudo que foi feito e esperamos que no mais tardar a semana que vem, o aeroporto esteja liberado para os voos comerciais”, pontuou o secretário em entrevista ao Florestanet.
Arisi afirmou que todos os apontamentos feitos pela ANAC sobre os planos de segurança contra incêndio que estavam faltando no aeroporto de Alta Floresta foram cumpridos pelo município. Porém, ele ressalta que a ANAC deverá fazer a liberação do aeroporto para pouso e decolagens de aeronaves de grande porte somente após a comprovação que todas as irregularidades foram sanadas. “Estamos documentando tudo o que foi feito, não ficou nenhuma exigência sem ser atendida, até amanhã (sexta) o relatório estará pronto e já vamos solicitar a liberação do aeroporto”, disse.
Além dos equipamentos e troca do canhão do caminhão que chegou a Alta Floresta com avarias, a prefeitura também providenciou mais um reservatório de 9.000 (mil) litros de água que abastecerão os caminhões de bombeiros por sucção. O sistema contra incêndio do aeroporto já tinha um reservatório de 20.000 (mil) litros de água, que agora passará ser de 29 mil litros de água.
Segundo o secretário Doglas Arisi, os investimentos feitos pela prefeitura de Alta Floresta com a compra de equipamentos e produtos para os caminhões para atender as exigências da ANAC, sobre os planos de segurança do aeroporto devem chegar a aproximadamente R$ 600.000,00 mil. Com relação ao canhão do caminhão que havia sido entregue pelo Governo do Estado danificado custou R$ 166.000,00 mil, o valor assumido pelo Estado.
Doglas fez questão de agradecer o apoio dos diretores das usinas São Manoel, e Teles Pires, as empresas Odebrecht e CHTPP, que quando foram procuradas pelo prefeito Asiel Bezerra não mediram esforços para ajudar.
Com relação a novos voos, Arisi disse que o município desenvolverá um trabalho pesado no sentido de trazer novas empresas aéreas para operar no aeroporto de Alta Floresta, visando diminuir os custos das passagens e atender uma cobrança que é feita pela população. “Também estamos em conversação com a empresa Azul para voltarmos a ter aquele voo entre Alta Floresta e Sinop”, finalizou o secretário Doglas Arisi.
Foto: Floresta Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário