sexta-feira, 20 de junho de 2014

SORRISO: Cindacta IV manifesta-se favoravelmente ao Aeroporto Regional

Na última sexta-feira (13), o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de Manaus, manifestou-se oficialmente como favorável à operação do Aeroporto Público Regional de Sorriso Adolino Bedin.

Por meio do Ofício n.º 81, o Comandante do Cindacta IV, o Brigadeiro do Ar  Alexandre Wagner Celso de Souza, afirma que “Para fins de comprovação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no que tange à deliberação do Comando da Aeronáutica (Comaer), disposta na ICA 11-3, de 31 de agosto de 2012, para o Processo n.º 67612,027648/2013-29 que trata da análise do Projeto de Construção do Aeroporto Público Regional de Sorriso – Adolino Bedin, este Centro é de parecer favorável”.  A deliberação se refere às questões relacionadas com a segurança e a regularidade das operações aéreas.

Segundo o vice-prefeito de Sorriso, Ederson Dal Molin, o próximo passo é juntar este parecer ao processo de homologação do Aeroporto, inicialmente para a categoria “2C”. Este processo será encaminhado a Brasília na próxima semana, e, na sequência, será feita uma vistoria pela ANAC em que, constatando-se que a pista está em condições de operação de vôos, será imediatamente homologado. O vice-prefeito complementa  que  assim que este processo for concluído, e com a aquisição de mais 40,5 hectares de área, o que já foi autorizado pela Câmara de Vereadores, será buscada a homologação para a categoria “3C”, podendo chegar até a “4C”. “Podemos dizer que, com este documento, Sorriso está inserido na rota da aviação nacional, com uma pista bem localizada e de referência em qualidade”, declara.

Dal Molin informa ainda que também na próxima semana será aberto novo processo licitatório para a finalização da obra do terminal de passageiros.  “Agradeço muito o apoio da Câmara de Vereadores e também da sociedade que, por meio da Comissão formada por empresários, trabalha com o foco de apoiar a conclusão do aeroporto, bem como para equipá-lo, permitindo que, num futuro bem próximo tenhamos a possibilidade para trazer companhias aéreas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário