quarta-feira, 9 de julho de 2014

SINOP: Aeroporto não comporta mais a demanda e precisa de ampliação com urgência.

O Aeroporto Municipal de Sinop cidade localizada ao norte do estado de  Mato Grosso a 500km da capital Cuiabá está operando no limite máximo de sua capacidade, e necessita de ampliação urgente. O Aeroporto é hoje o segundo em pousos e decolagens no estado e em número de embarques e desembarque, perdendo apenas para o Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande. Sinop é um exemplo atual de municípios que sofrem com o aumento vertiginoso da circulação do número de passageiros. De 2012 para 2013 o número de voos para o município dobrou, passando de três por dia para
seis. De acordo com o superintendente aeroportuário de Sinop, Liomar Costa Repezuk, entre os meses de julho e agosto o número de embarques no aeroporto aumentou 40%, passando da média de 6 mil embarques para 8,5 mil/mês.


Não é difícil ver durante o Check in, os passageiros em fila para o lado de fora do saguão do aeroporto, isso porque raramente há dois voos no mesmo horário. Um projeto da prefeitura está em fase licitação aguardando o resultado, para ser contemplado pelo PAC aeroportos. Entre os trabalhos, haverá a construção do novo terminal de passageiros, com quatro mil metros quadrados e a ampliação da pista, passando dos atuais 30 para 45 metros de largura e de 1.627 para 2,5 mil metros de comprimento.
O projeto também incluirá melhorias no setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, equipamentos de navegação e um terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro, entre outros. O Aeroporto de Sinop passará dos atuais 28 mil embarques e desembarques anuais, para 170 mil.

Enquanto as melhorias não acontece, é torcer para não chover e molhar os usuários na fila na aérea externa do Aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário